® Marca Registrada
11 2155.1100 contato@keepcompany.com.br Contato Acesse seu cadastro Cadastre-se
Home Nacionais Internacionais Ecoturismo Passeios de um dia Projetos sociais Viagens realizadas Vídeos
Chapada das Mesas e Jalap„o
( 5 comentários )
dias
Saindo de: São Paulo
Preço por pessoa
Saindo em: 22/07/2018
Chegando em:
Vôo incluso:
Detalhes do pacote

CHAPADA DAS MESAS E JALAPÃ0

22/07 A 31/07

Neste programa de viagem, você conhecerá cachoeiras, grutas e desertos dourados. O norte do Brasil encanta por sua diversidade, águas limpas e paisagens fantásticas. E o Jalapão e a Chapada das Mesas é rica nestas belas paisagens. Nossa viagem inicia em Imperatriz ou Araguaína, no Maranhão, onde seguiremos de carro até Carolina, porta de entrada para a quase desconhecida Chapada das Mesas - uma terra de cachoeiras e formações rochosas esculpidas pelo vento e pela chuva, que lembram mesas de vários tamanhos e formatos. O Parque Nacional da Chapada das Mesas é um misto de sertão, bosques de buritizais, quedas d’água, cânions e cerrado - uma representação perfeita da diversidade brasileira. De lá, iremos para o deserto do Jalapão, um santuário de dunas de areia e águas limpas em oásis, fincado no meio do Sertão Tocantinense. Somente lá é possível, no meio de um pequeno oásis, banhar-se em águas transparentes e conhecer a sensação de não poder afundar. Um lugar de agradáveis contrastes, onde as grandes dunas de areia convivem com cachoeiras que, pela força de sua queda d’água, parecem envoltas em fumaça.

O Jalapão tem difícil acesso e atrativos distantes, durante todo o roteiro percorre-se cerca de 1.000km em veículos 4 x 4, onde metade desse trajeto é feito em precárias estradas de terra e areiões. A cada dia um novo desafio e uma nova rota! Na Chapada, os deslocamentos para os atrativos também são realizados por meio de carros 4x4 em estradas de terra. As atividades nos dois destinos incluem caminhadas de baixa intensidade em terreno irregular.

ROTEIRO DIA A DIA:

1º Dia – SÃO PAULO / IMPERATRIZ ou ARAGUAÍNA / CAROLINA

Embarque no voo com destino a Imperatriz, no Maranhão. Após nossa recepção no aeroporto, faremos o traslado de 3h até nossa pousada em Carolina. Acomodação na pousada e noite livre para aproveitarmos a cidade.

Sem refeições inclusas;

Pernoite em Carolina

2º Dia - ENCANTO AZUL / CACHOEIRA DE SANTA BÁRBARA / POÇO AZUL

Após o café da manhã, seguiremos estrada rumo ao município de Riachão. Depois de cerca de 2h de traslado, visitaremos o "Encanto Azul", uma piscina natural de águas transparentes que brotam das rochas. Para acessar-lo, percorreremos uma pequena trilha de vegetação agreste e desceremos 100m em um cânion com mata fechada. Após este passeio, retornaremos ao hotel para o almoço (não incluso). Em seguida, visitaremos a Cachoeira de Santa Bárbara, de cerca de 70m de altura - um dos maiores saltos da Chapada das Mesas. Nossa última atração do dia será o Poço Azul, cujo nome é explicado pelo reflexo de suas águas. Sua piscina natural, formada por águas cristalinas e azuis, nos convida para curtir mais um delicioso banho. Às 18h, retornaremos ao hotel e teremos o restante da noite livre para aproveitar o local. 

Café da manhã incluso;

Pernoite em Carolina

3º Dia - CACHOEIRA DE SÃO ROMÃO / CACHOEIRA DA PRATA

Logo cedo, após o café da manhã, sairemos do hotel com destino às Cachoeiras de São Romão e Prata. O percurso em veículo 4x4 tem, aproximadamente, 3h de duração. Uma breve caminhada nos levará à primeira cachoeira: a Cachoeira de São Romão, localizada no Rio Farinha, um afluente do Rio Tocantins. Lá, curtiremos um delicioso banho no poço formado por seus 25m de queda. Chegaremos até sua cortina, onde jatos d’água massageiam nossas costas. Dependendo das condições locais e da avaliação do guia, também será possível conhecer o negativo da cachoeira. Em seguida, conheceremos as Cachoeiras da Prata, um conjunto de três quedas que caem em uma ampla área, formando mais um delicioso poço para banho. As revoadas de andorinhas que circulam pelo local tornam o cenário ainda mais encantador. Por volta das 16h, retornaremos ao hotel. Restante do dia livre.    

Café da manhã e lanche de trilha inclusos;

Pernoite em Carolina

4º Dia - CACHOEIRA DO CAPELÃO / CACHOEIRA DA PEDRA FURADA / PAREDÃO / SANTUÁRIO PEDRA CAÍDA

Hoje começaremos o dia com mais um belo passeio. Nosso traslado será de 35km em estrada de asfalto e 7km em terra  até nosso ponto de parada. De lá, caminharemos mais 2km em uma trilha leve de vegetação típica do cerrado, até chegarmos à Cachoeira do Capelão, cujo nome faz jus ao grande número de macacos “capelão” já avistados na região. Realizaremos uma descida em meio à mata ciliar até as margens do Rio do Capelão, onde acessaremos a cachoeira. Aproveitaremos este momento para tomar um delicioso banho nas águas do lago formado pela cachoeira, de tonalidade esverdeada, quase transparente. Voltaremos pela mesma trilha até o acesso que leva a uma fenda de arenito. No outro lado da "caverna", nos depararemos com uma belíssima cachoeira a céu aberto, cujas águas formam um grande lago de águas transparentes, ideal para banho. Na volta, faremos uma parada na parte superior da cachoeira para contemplar a beleza local e tomar um banho em um pequeno lago com uma queda d’água. Lá, poderemos relaxar e curtir a natureza com uma maravilhosa hidromassagem nas águas do Rio Vão Feio. Em seguida, voltaremos à sede do Complexo Turístico de Pedra Caída, onde almoçaremos (não incluso). Logo após o almoço, seguiremos por uma trilha suspensa de madeira, onde contemplaremos o cânion que dá acesso à Cachoeira de Pedra Caída, esculpida em meio ao cerrado maranhense. Após mais alguns metros de caminhada, encontraremos uma fenda, uma espécie de porta natural, revelando-nos o Santuário da Pedra Caída - um templo natural de formato piramidal. Seu formato é resultado da ação direta da água sobre o arenito, por onde cai a cachoeira da Pedra Caída, de 46m de altura. Euforia, calma e emoção são algumas sensações relatadas para definir a magia do lugar. Ao final da tarde, partiremos em direção ao hotel. Teremos o restante da noite livre para curtir o local.

Café da manhã incluso;

Pernoite em Carolina

5º Dia - CAROLINA / PALMAS

Hoje, nos despediremos do Maranhão e partiremos em direção a nosso próximo destino: o Jalapão! Após nosso café da manhã, faremos o traslado de 6h até Palmas. Após nossa acomodação no hotel, teremos a noite livre para aproveitarmos a cidade.

Café da manhã incluso;

Pernoite no hotel escolhido.

6º Dia - PALMAS / JALAPÃO / PONTE ALTA / CACHOEIRA DA VELHA / MATEIROS

O café da manhã de hoje será bem cedinho, pois teremos um dia longo pela frente. Logo cedo, nos encontraremos na recepção do hotel para juntos, partirmos em direção ao Jalapão. No caminho, próximo à Ponte Alta - o portal sul da entrada do Jalapão, localizado a 200km de Palmas - faremos uma pequena caminhada para contemplar o belo Cânion do Sussuapara, um cânion bastante estreito, formado pela intensa e recorrente força do vai-e-vem das águas que cortam as rochas. Seguiremos viagem rumo a uma das principais atrações do parque: a Cachoeira da Velha, a maior cachoeira do Jalapão, com cerca de 20m de largura. Chegaremos à Cachoeira da Velha no final da manhã e faremos uma pausa para lanche de trilha. Também aproveitaremos para relaxar às margens do Rio Novo, próximo à cachoeira, com suas águas doces e mansas e suas matas de galeria. À tarde, viajaremos até as Dunas do Jalapão para curtirmos um pôr-do-sol memorável! Lá, teremos um visual lindo da Serra do Espírito Santo, paredão de quartzo que, pela ação dos ventos, formam as dunas: um cenário inesperado, são enormes dunas de areia de quartzo douradas com até 30m de altura. No fim do dia, retornaremos ao hotel, em Mateiros. No fim do dia, seguiremos até a Pousada Panela de Ferro, em Mateiros, onde teremos nosso merecido jantar e descanso.

Café da manhã, lanche de trilha e jantar inclusos;

Pernoite na Pousada Panela de Ferro.

7º Dia – FERVEDOURO / COMUNIDADE DA MUMBUCA / CACHOEIRA DA FORMIGA / FERVEDOURO DOS BURITIZINHOS

Logo cedo, tomaremos café da manhã na Pousada e sairemos em direção ao famoso Fervedouro do Jalapão. Em meio à vegetação fechada, entre brejos e riachos, surge um lugar de rara beleza, cercado por bananeiras. Ao seu centro, está um grande poço de água azul transparente - a nascente de um rio subterrâneo. A água que brota das areias claras cria a chamada “ressurgência”, um fenômeno natural que impede com que qualquer banhista tente afundar. Após um delicioso banho no Fervedouro, partiremos em direção à Comunidade Quilombola da Mumbuca, onde nasceu o Artesanato de Capim Dourado. Lá, acompanharemos o lindo trabalho das mulheres locais, que produzem peças artesanais únicas que serão distribuídas por todo o Brasil e pelo mundo afora. A população do Mumbuca é pequena - não chega a 200 moradores. É possível observar as diferentes funções dos homens e das mulheres: os homens plantam para o consumo da família, enquanto as mulheres colhem a produção e preparam a farinha, além, claro, de atuarem como artesãs. Depois de um bate-papo com os moradores da comunidade e um momento para fazer algumas compras, seguiremos em direção à Cachoeira da Formiga, onde faremos uma pausa para lanchar e relaxar em suas águas verdes e límpidas. À tarde, visitaremos mais um Fervedouro - o dos Buritizinhos - e tomaremos um delicioso banho no Lago do Rio Formiga. No final do dia, retornaremos a nossa Pousada em Mateiros. Às 20:00, saída para jantar na cidade e depois, pernoite na pousada.

Café da manhã, lanche de trilha e jantar inclusos;

Pernoite na Pousada Panela de Ferro.

8º Dia – FERVEDOURO BELA VISTA / SERRA DA CATEDRAL / PALMAS

Após nosso café da manhã, faremos o check-out da Pousada Panela de Ferro e partiremos para nosso último passeio no Jalapão. Durante nosso retorno a Palmas, faremos uma parada para conhecer o mais novo atrativo do parque: o Fervedouro da Bela Vista. Em seguida, almoçaremos em São Felix do Tocantins. Depois do almoço, em horário combinado, seguiremos nossa viagem, fazendo uma parada na Serra da Catedral - um ótimo momento para sacar a câmera e tirar fotos! Nossa próxima parada, o Morro Vermelho, também nos presenteará com um lindo visual da região, fechando nossa viagem com chave de ouro! Abasteceremos nosso carro no município de Novo Acordo, chegando a Palmas por volta das 20:00 e seguiremos para a Pousada.

Café da manhã e almoço inclusos;

Pernoite na Pousada dos Girassóis.

9º Dia - PALMAS / SÃO PAULO

Hoje nos despediremos do Tocantins e voltaremos à nossa cidade de origem. Após café da manhã, faremos o traslado ao aeroporto de Palmas para pegar o voo de retorno.

Café da manhã incluso.

Sem pernoite

Inclui:

  • Guias Keep saindo de São Paulo.

Chapada das Mesas:

 

  • Passagem aérea
  • Transfer Imperatriz/Carolina
  •  Receptivo a partir de Imperatriz
  •  5 pernoites na Pousada do Lajes c/ café da manhã
  • Passeios citados no roteiro
  • Taxas ambientais nos atrativos - entradas
  • Guia local
  • 1 Lanche de trilha: 03 sanduiches naturais, 03 tipos de frutas, 01 cereal em barra, 01 suco
  • Transfer Carolina/Palmas

Jalapão:

  • 2 pernoites em Palmas c/ café da manhã
  •  2 pernoites em Mateiros c/ pensão completa
  •  Almoço em São Felix
  •  Transporte em veiculo 4x4 com ar condicionado
  •  Acompanhamento de guia especialista na região
  •  Taxa de visitação nos atrativos
  • Transfer Pousada / aeroporto de Palmas
  •  Seguro viagem para todo o período

Não inclui

  • Taxas e impostos governamentais
  • Despesas de caráter pessoal
  • Itens não mencionados
  • Refeições não mencionadas no roteiro
  • Bebidas

O QUE LEVAR:

  • Mochila pequena
  • Roupas leves
  • Roupas para banho
  • Capa de chuva - Anorak
  • 1 fleece/moletom
  • 1 toalha pequena
  • Boné
  • Tênis
  •  Cantil ou Squeeze
  • Protetor solar
  • Repelente
  • Câmera fotográfica
  • Medicamentos de uso pessoal
  • Óculos escuros;
  • Artigos de higiene pessoal (sabonete, xampu, pasta de dente, etc.)
  • Máscara de mergulho/óculos de natação(opcional)

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

  • Avisar com antecedência o tipo de alimentação caso a pessoa seja vegetariana ou tenha alguma restrição alimentar;
  • Carolina é uma região quente o ano inteiro. A temperatura varia de 20º a 38ºC. A cidade dispõe dos bancos: Bradesco, Banco do Brasil e Banco da Amazônia.
  • Apesar de não haver foco de Febre Amarela, é recomendável a vacinação com pelo menos 10 dias de Antecedência.
  • Clima - Curiosamente o período que vai de maio a setembro é chamado de verão, mesmo sendo inverno no hemisfério sul. O motivo é que nesta época não chove e as pessoas aproveitam para veranear.
  • Pluviosidade: O período chuvoso vai de outubro a abril com cerca de 1.600 mm e o período de seca vai de maio a setembro com média de 77mm.
  • Temperatura: A temperatura média anual é de 25,8Cº com a máxima em setembro de 39Cº
  • Geologia: A região é caracterizada pela formação Urucuia, com predominância do solo de areias quartzosa.
  • Vegetação: A cobertura vegetal da região é composta basicamente por Cerrados e Campos. No extremo leste encontra se uma zona de transição (ecotono) entre o Cerrado e a Caatinga .
  • Jalapão: Infraestrutura: A infraestrutura é praticamente inexistente, não havendo postos de gasolina, agência bancária ou outros "benefícios da tecnologia". Estaremos nos aventurando com muito pouco contato com a civilização

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

  • BRASILEIROS - no momento do embarque apresentar documento de Identidade original, em perfeito estado e emitido há no máximo 10 anos (não são aceitas carteiras profissionais, OAB, CREA , etc ou fotocópias).
  • ESTRANGEIROS - no momento do embarque apresentar RNE original ou passaporte.
  • MENORES - em companhia dos pais - necessitam apenas de identidade original ou Passaporte e identidade; - em companhia de apenas um dos pais ou outra pessoa ou desacompanhado - necessitam também além do documentos mencionados acima, de autorização escrita com firma reconhecida por autenticidade em cartório de notas escrita pelo pai ou mãe que não está viajando e com foto (3x4 ou 5x7) do menor, autorizando expressamente o pai ou a mãe ou outra pessoa que está viajando em companhia do menor (autorização em 2 vias) e mais 2 cópias do documento de identidade (RG ou passaporte) do menor, ou uma autorização judicial. Outros casos especiais, favor consultar antes do embarque o juizado de menores sobre a documentação necessária.

Cancelamentos

  • Em caso de cancelamento por parte do passageiro, serão abatidos os valores referentes à taxa administrativa e a multa de cancelamento da companhia aérea, e sobre o valor restante pago incidirão as seguintes taxas de cancelamento que serão rigorosamente cobradas:
  • Parte terrestre
  • Cancelamento até 30 dias do início da viagem: multa de 10% do valor total
  • Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: multa de 20% do valor total
  • Cancelamentos com 20 ou menos dias do inicio da viagem: percentuais superiores aos acima referidos, desde que correspondentes a gastos efetivamente comprovados pela agência perante a EMBRATUR, efetuados em decorrência da desistência do usuário.
  • Parte aérea: Taxa ou multa de cancelamento cobrada pelas Companhias Aéreas para os bilhetes em questão.

Valor a Definir

Fotos
× Deixar comentário

Preencha os campos abaixo e deixe já seu comentário!


Viajou conosco? Deixe já seu comentário
Valor: consulte-nos
Pagamento à vista com desconto
Porque viajar conosco
Melhor qualidade da categoria
Atendimento personalizado
Guia KeepCompany permanente
Equipe experiente e madura

Tem dúvidas?
Não hesite em entrar em contato conosco. Temos uma equipe pronta para te atender.
11 2155.1100
11 98661.0837
19 99538.8059
vendas@keepcompany.com.br
Porque viajar com
a gente?
20.000 CLIENTES
Satisfeitos e felizes
PACOTES ESPECIAIS
Sempre o melhor destino
PAGAMENTO SEGURO
Transação 100% segura
® Marca Registrada
Compre pelo telefone ou whatsapp
11 2155.1100
11 98661.0837
19 99538.8059
Compre pelo e-mail
contato@keepcompany.com.br
Fácil e rápido

Atendimento das 09:00 às 17:00
Empresa credenciada ao ministério
do turismo
Desenvolvido por: Estilo Virtual Soluções para Internet Parcelamos em até 6x nos cartões Visa e Master